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quinta-feira, 11 de outubro de 2018

11 de outubro Editor Google Docs e O Piratas do Vale do Silício

Na aula de hoje vamos mexer no editor de texto do Google Docs. 


Um editor de texto é um aplicativo de edição de arquivos/ficheiros de textoEditores de texto são frequentemente equipados com sistemas operacionais ou pacotes de desenvolvimento de software, e pode ser usado para alterar arquivos de configuração e linguagem de programação de código fonte.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Editor_de_texto


Alguns Exemplos de Editores de textos: LINUX – (software livre e gratuito): OpenOffice WriterBluefish 2.0.2, TreePad Lite for Linux 2.2.1, AbiWord 2.8.6 , AFPL Ghostscript 9.02. Sistema Operacional Windows: Bloco de Notas “NotePad”, WordPadWriter, Microsoft Office Word.
https://pt.slideshare.net/clausia/editores-de-textos-word

Clique neste link para saber mais sobre o editor de texto do Google.


EDITOR DE TEXTOS
Editar seus textos utilizando a ferramenda “Documentos” do Google Docs é tão simples como em qualquer outro programa do gênero. Visualmente, o programa é bastante semelhante ao Writer (OpenOffice.org/BrOffice.org) e ao Word (Microsoft Office).
O visual da ferramenta
Caso você não goste do modo de exibição da tela e queira deixá-la igual a de outros editores, clique na guia “Visualizar” e então selecione “Exibição de página com largura fixa”.
Mude o modo de exibição da tela para facilitar sua utilização

Inserindo Imagens, Tabelas, etc.
“Documentos” permite que seus usuários adicionem tabelas, imagens, links, comentários, cabeçalhos, rodapé e muito mais. Todas estas funções estão dispostas na guia “Inserir”. Clique sobre ela e escolha o que deseje adicionar em seu texto para torná-lo mais rico em informações.
Você pode inserir imagens que estão em seu computador ou diretamente da web, sem a necessidade de fazer a transferência do arquivo para o Google Docs. Para enviar do seu PC, encontre-a no sistema através da janela de inserção de imagens. Se ela estiver na internet, informe o seu endereço.
Insira imagens nos textos criados no Google Docs
Formatando Textos
Os recursos para a formatação de textos do Google Docs não perdem em quase nada para programas do gênero. É possível utilizar os quatro principais alinhamentos (alinhado à esquerda, alinhado à direita, centralizado e justificado), adicionar textos sobrescritos ou subscritos, citação e textos riscados. Todas estas opções estão disponíveis na guia “Formatar”.
Além disso, na barra de ferramentas existem recursos para formatação como tipo, tamanho e cor de fonte, adicionar negrito, itálico e sublinhado ao texto, escolher cor de fundo, aumentar ou diminuir recuo, adicionar marcadores e definir o alinhamento de seus escritos.
Ferramentas de formatação dipostas na barra de ferramentas
Contudo, nesta barra são exibidos somente três tipos de alinhamento: alinhado à esquerda, centralizado e alinhado à direita. Estes três tipos de alinhamentos são os mais comuns em países de língua inglesa, pois como as palavras são geralmente mais curtas, o texto fica visualmente parelho.
No Brasil e em demais países de línguas neolatinas (português, espanhol, italiano, francês, romeno e catalão), existem muitas palavras extensas, por isso o alinhamento da maioria de textos longos nestas línguas é justificado. Para justificar o seu texto, clique siga este atalho: Formatar > Alinhar > Justificado, ou então pressione Ctrl + J.
Justifique o alinhamento do seu texto pressionando o atalho Ctrl + J
Localizar e Substituir
Também no Google Docs você encontrará a opção Localizar e Substituir, que facilita em muito a vida de quem precisa encontrar alguns trechos de um texto grande e/ou substituir palavras. Esta opção, existente nos mais diversos editores de textos, não poderia deixar de constar aqui. Para utilizá-la, vá em Editar > Localizar e Substituir, ou então pressione Ctrl + H.
O Google Docs também possui a função
Definir Estilos
Se você precisa de um determinado modelo de documento, diferente do original do Google Docs, é possível configurar o seu próprio estilo de documento e torná-lo padrão. Para isso, acesse Editar > Estilo de documentos.
Defina o seu próprio estilo como o padrão para construir seus textos





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